Jornais da Bulgária (Blog N. 159 do Painel do Coronel Paim) - Parceria: Jornal O Porta-Voz

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O QUE FOI A CARTA BRANDI


No dia 17 de agosto de 1953, o Jornalista Carlos Lacerda publicou na Tribuna da Imprensa, uma carta datada de 5 de agosto de 1953 e dirigida a Goulart, naquela época ministro do Trabalho.

O documento, cujo suposto autor era o deputado argentino Antônio Jesús Brandi, ficou conhecido como Carta Brandi e relatava os entendimentos secretos que Goulart teria mantido com Juan Domingo Perón, então presidente da Argentina, no sentido da implantação no Brasil de uma república sindicalista, bem como a existência de contrabando de armas argentinas para o país.

Face à gravidade destas denúncias, o general Lott, atendendo à solicitação de parlamentares petebistas, ordenou a abertura de um inquérito policial-militar (IPM), que foi chefiado pelo general Emílio Maurel Filho.

Os primeiros resultados da sindicância efetuada em Buenos Aires, embora admitissem a autenticidade da denúncia, não chegaram a pesar em termos eleitorais, por terem sido divulgados no dia exato do pleito.

Essa questão, porém, só seria devidamente esclarecida quando, ao final da sindicância, foi comprovado que a carta havia sido forjada.


http://www.polibiobraga.com.br/brandi.htm

1 Comentários:

  • Às 26 de março de 2016 às 03:01 , Blogger jbalexandrino disse...

    Esses fatos históricos estão enterrados nas sombras que cobrem a história oficial do Brasil e não são discutidos. Sem nenhuma dúvida, a crise atual se origina da não solução desasa crise dos anos 50, de um processo democrático interrompido pelo golpe militar de 1964, mas cujo início se deu em 1961, quando se tentou impedir a posse do Jango, com a formação de uma junta militar. O PT - apesar de seu discurso de esquerda, tem suas raízes e sua herança no ódio que a UDN devotava ao PSD e ao grupo que sustentou a posse de JK em 1955 (11 de novembro). Os atores atuais pouco conhecem dessa Histórtia.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial